SEGUIDORES

sábado, 2 de junho de 2012



05 DE JUNHO

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

Atualmente está em votação em Brasília a reforma do Código Florestal.
Há muito o que analisar em termos de impacto ambiental do novo Código.
Muitas notícias saem na mídia e devemos acompanhar o desenrolar dessa matéria, porque há mutio com o que nos preocuparmos em termos de futuro para o Meio Ambiente e melhoria na qualidade de vida. A informação é arma poderosa que temos.
"A proposta de reforma do Código Florestal apresentada pelo deputado Aldo Rebelo e aprovada na comissão especial do Congresso, com apoio da bancada
e lideranças ruralistas, pode mudar a história de avanços na legislação sobre
meio ambiente no país, com riscos de danos permanentes ao patrimônio
ambiental brasileiro.
É uma questão de máxima relevância para o desenvolvimento estratégico do Brasil e, portanto, deve ser debatida  por todos os brasileiros, com envolvimento dos mais diversos setores da sociedade, com calma transparente e inclusiva para que o Código Florestal possa ser aperfeiçoado onde necessário, e não simplesmente jogado fora."(Extraído de http://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/cartilha_codigoflorestal_20012011.pdf )

FESTA JUNINA

As festas juninas em homenagem aos santos mais populares do Brasil, Antonio, João e Pedro remontam à antiguidade, quando se comemoravam no mês de junho o início do preparo da terra para o plantio.
Atualmente a festança começa dia 12, véspera de Santo  Antonio, e termina no dia 29, dia de São Pedro. Porém, o auge é a noite de 23  para 24, dia de São João Batista.


O costume de festejar esse mês surgiu na Europa antes do cristianismo quando as alterações do clima eram atribuídas aos deuses.

ORIGEM DA FESTA JUNINA NO BRASIL

Os jesuítas difundiram várias festas religiosas. As celebrações atraíam a atenção dos índios contribuindo para a mensagem catequizadora dos padres. As festas juninas eram comemoradas com fogueiras, rezas e alegria, e coincidiam com o período de rituais de fertilidade dos índios. Essa fase era comemorada com danças, cantos, rezas e muita comida. As festas juninas passaram a ser as preferidas da população. A tradição mantém-se até hoje em várias cidades brasileiras. A de Campina Grande -PB é conhecida como uma das mais animadas.

Comidas típicas das festas juninas:

A culinária  típica das festas juninas consiste de pratos feitos para as festas de veneração a São João, Santo Antônio e São Pedro que acontecem em Junho. São normalmente pratos a base de milho como canjicacurau e pamonha. Dependendo da região onde for realizada, a culinária pode ter um caráter peculiar.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca e  bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Principais bebidas e comidas das  Festas Juninas:
- Arroz Doce
- Bolo de Milho Verde
- Baba de moça
- Biscoito de Polvilho
- Pipoca
- Curau
- Pamonha
- Canjica
- Milho Cozido
- Suco de milho verde
- Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)
- Biscoito de Polvilho
- Batata Doce Assada
- Bolo de Fubá
- Bom-bocado
- Broa de Fubá
- Cocada
- Cajuzinho
- Doce de Abóbora
- Doce de batata-doce
- Maria-mole
- Pastel Junino
- Pé de moleque
- Pinhão
- Cuzcuz
- Quebra Queixo
- Quindim
- Rosquinhas de São João
- Vinho Quente
- Suspiro

Fonte wikipédia e Klick educação

sexta-feira, 1 de junho de 2012

12 de Junho: Dia dos Namorados



12 DE JUNHO DIA DOS NAMORADOS
 
William Mulready, O Soneto. (1839).

A comemoração do dia 12 de junho originou-se na Roma antiga, no séc. III, depois que o padre Valentim lutou contra as proibições do casamento durante as guerras, pois era dito que os solteiros eram melhores combatentes.

História

O surgimento desta data foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, e os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa. Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.
 Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro que, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de falecer no dia 14 de fevereiro, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como "Seu namorado".
 Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.
A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro

O dia dos namorados é comemorado até hoje em diversas partes do mundo. No Brasil, a data é lembrada dia 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio, considerado um santo casamenteiro , lembrando as tradicionais festas de troca de presentes no Hemisfério Norte que acontecia para lembrar a luta de Valentim.

As pessoas apaixonadas costumam presentear seus namorados ou cônjuges, a fim de mostrar todo o amor que sentem. Nessa data, os casais saem para trocar presentes e comemorar, com um jantar romântico, a paixão que sentem um pelo outro, a afetividade e o amor, como forma de agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos.

Fonte: wikipédia e Canção Nova

Anne Frank


Como em todos os meses, homenageamos os escritores nacionais e clássicos que fazem aniversário em junho.
Esse mês damos destaque à Anne Frank, uma judia que viveu 13 anos e escreveu um diário relatando fatos ocorridos durante a 2ª Guerra Mundial. Fatos esses que culminam com a sua ida para o campo de concentração, onde veio a falecer.
Seu diário foi muito importante para mostrar à humanidade como tudo se desencadeou na Alemanha nazista, e para alertar ao mundo  que histórias como a dela jamais deveriam se repetir.
Convidamos a todos a apreciar a leitura do diário de Anne Frank e, se sentir motivação a iniciar um diário. Em papel ou eletrônico, o que vale é registrar sua história para a posteridade!


ANNE FRANK




AUTORES BRASILEIROS EM DESTAQUE

DALTON TREVISAN


GUIMARÃES ROSA



MACHADO DE ASSIS







AUTORES CLÁSSICOS UNIVERSAIS

BOCCACCIO

FERNANDO PESSOA






CAMÕES



 GARCIA LORCA


PINTORES  HOMENAGEADOS

RUBENS



GAUGUIN