Imagine viver em uma sociedade onde não é permitido:
Expressar-se livremente;
Livros são proibidos;
As pessoas gastam seu tempo pendurados em telefones e assistindo programas tolos de televisão que emburrecem a população;
Pessoas não questionam as informações que recebem ;
No mundo em que o personagem de Fahrenheit 451 vivia os livros eram perigosos e só serviam para fazê-las sonhar com o impossível ou questionar a realidade que lhes era imposta;
Mais do que perigosos os livros eram vistos pelas autoridades como poderosos, por isso eram proibidos e quem ousasse ler era perseguido e muitas vezes morto.
O poder dos livros sempre assustou. A biblioteca de Alexandria, fundada em 331 a.C. foi atacada com fogo pelos cristãos.
Em 10/05/1933 o líder nazista alemão mandou queimar milhares de livros , entre eles estava um do Premio Nobel Thomas Mann, A montanha mágica. Em toda a Alemanha montanhas de livros foram queimados. A multidão se aglomerou para assistir à queima de livros.
Frases do livro Farenheit 451 de Rui Bradbury
"Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas" Heinrich Heine (poeta judeu-alemão).
"Para tudo há uma estação. Um tempo para destruir e um tempo para construir. Um tempo para calar e um tempo para falar".
"Livros (...) o melhor é guardá-los na cabeça".
"Mas é isso o maravilhoso no homem; ele nunca fica desanimado ou desgostoso a ponto de desistir, de fazer tudo novamente, porque ele sabe muito bem que isso é importante e vale apena".
"Pararam ao lado do rio à luz das estrelas. (...) e a alvorada aguardando além da outra margem do rio".
"Não julgue um livro pela capa"
"Todos devem deixar algo para trás quando morrem (...) um filho, um livro, um quadro, uma casa, ou uma parede construída, um par de sapatos, ou um jardim. Algo que sua mão tenha tocado de algum modo, para que sua alma tenha para onde ir depois de morrer. E quando as pessoas olharem para aquela árvore ou aquela flor que você plantou, você estará ali"
"A diferença entre o homem que apenas apara gramados e o jardineiro está no toque"
"Encha seus olhos de admiração. Viva como se fosse cair morto daqui a dez segundos".
"Veja o mundo. Ele é mais fantástico do que qualquer sonho que se possa produzir nas fábricas"
"O ar era frio e cheirava a chuva próxima"
"O sol tocava o horizonte negro apenas com uma frágil ponta avermelhada"
"A máquina de escrever e eu éramos gêmeos, siameses, conectados pelas pontas dos dedos"
"Não escrevi Farenheit 451 - o livro me escreveu. Existia um ciclo de energia saindo da página, entrando pelos meus olhos, percorrendo meu sistema nervoso e saindo pelas minhas mãos"
Fonte:
Fahrenheit
guiadoestudante.abril.com.br
dw.com/pt.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário